Blogue da Biblioteca Escolar da Escola Básica Ferreira de Castro - Sintra

Aqui partilhamos tudo o que acontece na nossa Biblioteca.

Páginas

12 dezembro, 2016

Hora do Código





A biblioteca escolar da escola Ferreira de Castro participou na  «Hora do Código» que é  um movimento global de Programação, que atinge dezenas de milhões de alunos em mais de 180 países.
A atividade «Hora do Código Portugal», envolve os domínios «raciocínio matemático, abstração e representação espacial» transdisciplinar a todas as disciplinas curriculares. Decorreu online entre os dias cinco e onze de dezembro, e consistia em representar o Agrupamento, por ciclo, resolvendo doze tarefas gamificadas, ou seja, criar código visual, onde cada bloco representa uma ação ou ações algorítmicas. Com esta atividade os alunos tiveram uma primeira abordagem sobre programação, criando e otimizando sequências de instruções finitas - algoritmo, que culminam na consecução de um jogo.
         Salienta-se o empenho e o prazer de todos os alunos em resolver todas as tarefas que gradualmente se foram complicando, aumentando o seu grau de dificuldade.

         Quanto à avaliação da atividade todos os alunos conseguiram resolver até à oitava tarefa, do terceiro ciclo, salientando-se o aluno número vinte e seis, Pedro Pires, do 8º D e o aluno número vinte e um, Vladislav Kushniryna, do 8º G, que completaram todas as tarefas em cerca de quarenta minutos, tendo ainda otimizado todo o código.  A estes alunos foi-lhes atribuído um diploma de participação e mérito criado para o efeito.





Sem comentários:

Enviar um comentário